Pular para o conteúdo principal

Aspectos Teológicos do Matrimônio - PARTE 01

Entenda porque o Sacramento do Matrimônio anda junto com a Evangelização.

O Matrimônio é um pacto de amor, aliança matrimonial entre o homem e a mulher que se entregam um ao outro para o bem dos cônjuges e a geração e a educação da prole. O pacto matrimonial, comunidade de vida e de amor, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento (cj. GS, 48 e cân. 1055, 1 e 2).

São propriedades essenciais do matrimônio, a unidade e a indissolubilidade do sacramento em si (cf. cân. 1056).

O sacramento do matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna )cf. GS, 48 e cân. 1055, 1). São Paulo diz: "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja...É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e a sua Igreja" (Ef 5, 25.32).

O matrimônio cristão deve ser para o mundo um sinal do amor aliança e do amor pascal do Senhor (cf. GS, 52). Para os esposos deve significar a missão de participar na transformação do mundo e da sociedade.

O matrimônio se baseia no consentimento dos contraentes, isto é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo (cf. GS, 48 e cân. 1057).

Como realidade humana, o matrimônio compromete os cônjuges não só com a comunidade de fé, mas com toda a comunidade humana (cf. GS, 52).



PRÓXIMO TEMA: Orientações Pastorais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASPECTOS JURÍDICO-CANÔNICOS DO MATRIMÔNIO

O matrimônio é uma instituição natural, um consórcio e uma comunhão de vida, elevado por Cristo à dignidade de sacramento. Ele só acontece por uma livre decisão e adesão mútua, por meio de um pacto de amor que, legalmente, chamamos de contrato. 1. Conteúdos essenciais do matrimônio, suas finalidades, direitos e deveres Para que realmente tenha validade, o matrimônio precisa se realizar por meio de um livre e absoluto consentimento mútuo. É também um consentimento jurídico e qualificado, um contrato pois deve estar de acordo com as leis vigentes. O consentimento de ambos os cônjuges lhe confere um caráter sacramental, pois para o cristão ele significa mais do que uma celebração pública ou meramente social. É um compromisso de amor e vida, celebrado diante de Deus e da comunidade. Entre dois batizados, não há matrimônio válido que não seja ao mesmo tempo sacramento. Daí se deduz o significado essencial do matrimônio, que é uma vocação, selada por uma aliança de amor conjugal, onde os

19º Curso de noivos: Abril de 2014

A equipe do Encontro de preparação para o matrimônio da Paróquia Nossa Senhora de Loreto - Vila Medeiros, agradece aos participantes pela presença. E lembrem-se de fazer os exercícios em separado e depois confrontem as respostas em forma de meditação para que possam ter um entendimento profundo sobre a decisão de casarem-se. Que Deus abençoe a todos nessa nova jornada. Noivos participantes do encontro de preparação para a vida matrimonial: Alcides Cunha da Silva Neto e Vânia de Fátima do . Cavalcante Anderson José Galvão e Jéssica Maria Alves da Silva Bruno Carvalho Guerato e Lílian Moreira de Oliveira Bruno Luiz da Cunha Gonçalves e Bárbara Cristina Ignacio de Souza Bruno Pereira Gomes e Isabella Christine Piloto Cauê Carbone Duque Armada e Gabriele Adriano de Matos Daniel Augusto Bocardo de Sá e Raquel Parente Mota Daniel Marinho da Silva e Bianca Cavalcante Marinho Leonardo Carvalho Alexandre e Camila Crisan Santos Leonardo Tonaki Gomes e Denise Ieir

35º Curso de noivos: 26 de agosto de 2017

Nós, Diácono Mário e Fátima, Giba e Terezinha, Maria, Jurandir e Lalá, Dadá e Nilda da equipe do Encontro de Preparação Para o Matrimônio, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, agradecemos pela presença de todos vocês. Que este momento fique guardado em vossas mentes e corações. Mantenham a decisão de casarem-se todos os dias, pois este é o momento da união não somente de vocês mas com Deus que estará sempre do lado e junto do casal a todo momento. Deus, abençoe todos estes noivos e suas famílias. Parabéns aos noivos por participarem ativamente de nosso encontro! Alceu Jose Fornari Gomes Chueire e Giordana Maria Giova Volpiani Gilvânio Ribeiro dos Santos e Carla Bandeira Joaquim Wellington da Silva Andrade e Fernanda Morini Alexandre Marco Antonio Ferrão e Geiza Freire da Silva Rafael Boscolo e Carla Fabiana de Andrade Rafael Vila Nova Marinho da Silva e Nathalia Molinari Bertolino Ricardo Almeida de Lima e Carolina de Lourenzi Bandeliauskas Ronaldo Teles de Jesus e Fern