Pular para o conteúdo principal

Aspectos Teológicos do Matrimônio - PARTE 01

Entenda porque o Sacramento do Matrimônio anda junto com a Evangelização.

O Matrimônio é um pacto de amor, aliança matrimonial entre o homem e a mulher que se entregam um ao outro para o bem dos cônjuges e a geração e a educação da prole. O pacto matrimonial, comunidade de vida e de amor, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento (cj. GS, 48 e cân. 1055, 1 e 2).

São propriedades essenciais do matrimônio, a unidade e a indissolubilidade do sacramento em si (cf. cân. 1056).

O sacramento do matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna )cf. GS, 48 e cân. 1055, 1). São Paulo diz: "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja...É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e a sua Igreja" (Ef 5, 25.32).

O matrimônio cristão deve ser para o mundo um sinal do amor aliança e do amor pascal do Senhor (cf. GS, 52). Para os esposos deve significar a missão de participar na transformação do mundo e da sociedade.

O matrimônio se baseia no consentimento dos contraentes, isto é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo (cf. GS, 48 e cân. 1057).

Como realidade humana, o matrimônio compromete os cônjuges não só com a comunidade de fé, mas com toda a comunidade humana (cf. GS, 52).



PRÓXIMO TEMA: Orientações Pastorais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASPECTOS JURÍDICO-CANÔNICOS DO MATRIMÔNIO

O matrimônio é uma instituição natural, um consórcio e uma comunhão de vida, elevado por Cristo à dignidade de sacramento. Ele só acontece por uma livre decisão e adesão mútua, por meio de um pacto de amor que, legalmente, chamamos de contrato.

1. Conteúdos essenciais do matrimônio, suas finalidades, direitos e deveres Para que realmente tenha validade, o matrimônio precisa se realizar por meio de um livre e absoluto consentimento mútuo. É também um consentimento jurídico e qualificado, um contrato pois deve estar de acordo com as leis vigentes. O consentimento de ambos os cônjuges lhe confere um caráter sacramental, pois para o cristão ele significa mais do que uma celebração pública ou meramente social. É um compromisso de amor e vida, celebrado diante de Deus e da comunidade. Entre dois batizados, não há matrimônio válido que não seja ao mesmo tempo sacramento. Daí se deduz o significado essencial do matrimônio, que é uma vocação, selada por uma aliança de amor conjugal, onde os dois …

39º Curso de noivos: 18 de agosto de 2018

Estamos felizes por mais um Encontro de Preparação para o Matrimônio realizado com sucesso, este foi o 39º encontro realizado. Nós, Jurandir e Lalá, Nildinha e Dadá, Isaac, Alvino e Cléia, Fátima e Diácono Mário, sentimos falta de nossos amigos, Maria, Christiane, Giba e Terezinha, pois foi demais, a sala ficou lotada novamente. Agradecemos e parabenizamos à todos os casais de noivos que compareceram, sem vocês não existiria este encontro maravilhoso.

O nosso muito obrigado à:
Adriano Franco e Amanda Rodrigues MirandaBruno Buzinaro Pereira Zuza e Nathalia Uchoa VieiraCarlos Alberto Alves de Souza e Karli de SouzaCleber Farias Nazareth e Paula Brandão CampideleDanilo Donato Nogueira de Sa e Paula Cristina FernandesDouglas Alexandre Batista e Indiara Gomes RodriguesEwerson Rhenan Carvalho e Eliane Cristina Fernandes PessoaFernando Xavier Bononi e Fabiana Patricia Vilela dos SantosGerson Alencar da Silva e Dulcilene Batista de Sa Teles JohannsenHedio Costa Santos e Elaine Aparecida da Sil…

35º Curso de noivos: 26 de agosto de 2017

Nós, Diácono Mário e Fátima, Giba e Terezinha, Maria, Jurandir e Lalá, Dadá e Nilda da equipe do Encontro de Preparação Para o Matrimônio, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, agradecemos pela presença de todos vocês. Que este momento fique guardado em vossas mentes e corações.

Mantenham a decisão de casarem-se todos os dias, pois este é o momento da união não somente de vocês mas com Deus que estará sempre do lado e junto do casal a todo momento.

Deus, abençoe todos estes noivos e suas famílias.

Parabéns aos noivos por participarem ativamente de nosso encontro!



Alceu Jose Fornari Gomes Chueire e Giordana Maria Giova VolpianiGilvânio Ribeiro dos Santos e Carla BandeiraJoaquim Wellington da Silva Andrade e Fernanda Morini AlexandreMarco Antonio Ferrão e Geiza Freire da SilvaRafael Boscolo e Carla Fabiana de AndradeRafael Vila Nova Marinho da Silva e Nathalia Molinari BertolinoRicardo Almeida de Lima e Carolina de Lourenzi BandeliauskasRonaldo Teles de Jesus e Fernanda Timoteo de Lima
Fotos …