Pular para o conteúdo principal

Aspectos Teológicos do Matrimônio - PARTE 01

Entenda porque o Sacramento do Matrimônio anda junto com a Evangelização.

O Matrimônio é um pacto de amor, aliança matrimonial entre o homem e a mulher que se entregam um ao outro para o bem dos cônjuges e a geração e a educação da prole. O pacto matrimonial, comunidade de vida e de amor, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento (cj. GS, 48 e cân. 1055, 1 e 2).

São propriedades essenciais do matrimônio, a unidade e a indissolubilidade do sacramento em si (cf. cân. 1056).

O sacramento do matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna )cf. GS, 48 e cân. 1055, 1). São Paulo diz: "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja...É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e a sua Igreja" (Ef 5, 25.32).

O matrimônio cristão deve ser para o mundo um sinal do amor aliança e do amor pascal do Senhor (cf. GS, 52). Para os esposos deve significar a missão de participar na transformação do mundo e da sociedade.

O matrimônio se baseia no consentimento dos contraentes, isto é, na vontade de doar-se mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo (cf. GS, 48 e cân. 1057).

Como realidade humana, o matrimônio compromete os cônjuges não só com a comunidade de fé, mas com toda a comunidade humana (cf. GS, 52).



PRÓXIMO TEMA: Orientações Pastorais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASPECTOS JURÍDICO-CANÔNICOS DO MATRIMÔNIO

O matrimônio é uma instituição natural, um consórcio e uma comunhão de vida, elevado por Cristo à dignidade de sacramento. Ele só acontece por uma livre decisão e adesão mútua, por meio de um pacto de amor que, legalmente, chamamos de contrato. 1. Conteúdos essenciais do matrimônio, suas finalidades, direitos e deveres Para que realmente tenha validade, o matrimônio precisa se realizar por meio de um livre e absoluto consentimento mútuo. É também um consentimento jurídico e qualificado, um contrato pois deve estar de acordo com as leis vigentes. O consentimento de ambos os cônjuges lhe confere um caráter sacramental, pois para o cristão ele significa mais do que uma celebração pública ou meramente social. É um compromisso de amor e vida, celebrado diante de Deus e da comunidade. Entre dois batizados, não há matrimônio válido que não seja ao mesmo tempo sacramento. Daí se deduz o significado essencial do matrimônio, que é uma vocação, selada por uma aliança de amor conjugal, onde os

14º Curso de noivos: Abril de 2013

Parabéns, NOIVOS !!! Nós da equipe do Encontro de Preparação Para o Matrimônio, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, agradecemos pela presença de todos vocês. Que este momento fique guardado em nossas mentes e corações. Mantenham a decisão de casarem-se todos os dias, pois este é o momento da união não somente de vocês mas com Deus que estará sempre do lado e junto do casal a todo momento. Deus, abençoe a todos e suas famílias. André Barbosa da Silva e Luciane de Moura Silva Leandro Francisco Pereira e Kelly Cristina B. Gonçalves Luciano Ongaro e Daniela Ary Marcos Agripino da Silva e Luciana Paula de Deus Marcos Antônio Figuerôa e Daniela Barone Marcos José da Silva e Edilane de Sousa Silva Relton Rodrigues da Silva e Juliana Nicoleta dos Santos Ricardo Brandão Evangelista e Cristina de Barros Fogaça Ricardo Salati da Silva e Isabel Cristina de Paula Braga Rodrigo Ramanzini e Nathalie de Almeida Leite Ronaldo Cavalcanti Leal Diniz e

11º Curso de noivos - Outubro de 2012

Mais um trabalho recompensado! Agradecemos a todos os noivos, pois sem vocês não estaríamos reunidos neste sábado maravilhoso. Este momento é uma forma de estarmos fazendo o que gostamos com quem gostamos. Assim também fazendo mais amizades, conhecendo gente nova e de várias localidades. A Equipe do Curso de Noivos Loreto (Encontro de preparação para o matrimônio), Jurandir e Norminei (Lalá), Diácono Mário e Fátima, Alvino, Giba e Terezinha, Maria, Isaac e Christiane, parabenizam à você que toma esta decisão de fidelidade e responsabilidade com Cristo. Que DEUS abençoe a todos!!!! 1. Michael Telles Serafini e Ana Carolina Camargo 2. Eduardo Laterza Wingerter e Sabrina Gonçalves do Prado 3. Ulisses José Covre Beltrame da Silva e Mônica Vieira Soares 4. Emerson Jose Vicente e Karina Aparecida Teixeira Leite 5. David Ricardo de Jesus Pereira Menino e Juliana Cristina Dias 6. Reginaldo Ribeiro Machado e Neide Maria Diniz 7. Fabio Rodrigues Nunes e Egina