Pular para o conteúdo principal

Métodos Naturais para o Planejamento Natural da Família

Método do Ritmo (Ogino Knaus, Tabelinha ou Calendário)

Em 1930, Johannes Smulders, um médico católico romano da Holanda, criou um método para evitar a gravidez (baseado nos conhecimentos de Knaus e Ogino). O Método do Ritmo oficialmente promovido ao longo das próximas décadas.


Método da Temperatura Corporal Basal (TBC)

Van de Velde descreveu, em 1928, que o aumento da progesterona após a ovulação, provoca um aumento na TCB, geralmente no intervalo de 0.2° a 0.5°C (0.4o F a 1.0o F). O Método da Temperatura é a detecção deste pequeno aumento da temperatura.


Método de Ovulação Billings™

Desenvovlido por Jonh e Evelyn Billinga na década de 50, este método é fácil de usar e se baseia exclusivamente nas mudanças que são observadas pela mulher em corpo ao longo do ciclo menstrual.


Método de Ovulação – Fundação Família das Américas (FAF)

É uma variação do MOB, a FAF o denomina como Método de Ovulação (OM). Alega ser baseado na pesquisa dos Drs: John Billings, James Brown e Erik Odeblad.


Método Sinto-Térmico

O Método Sinto-Térmico combina vários indicadores fisiológicos (dor, tensão dos seios e as variações do colo do útero) e de fertilidade (temperatura corporal basal e muco cervical) que são levados em conta na identificação dos períodos férteis e inférteis do ciclo menstrual.


Sistema de Fertilidade Modelo Creighton
Desenvolvido pelo Dr Thomas Hilgers, Diretor do Instituto de Estudo de Reprodução Humana Papa Paulo IV, Omaha, Nebraska, USA. Hilgers foi inicialmente “inspirado” pelo MOB. “Modelo Creighton” da Escola de Medicina da Universidade Creighton onde Hilgers trabalhou neste Modelo com seus colaboradores.


Método do Dois Dias

Método do Dois Dias é um novo método que apresenta a relação entre os sinais fisiológicos e a fertilidade foi desenvolvido, registrado e comercializado pelo Instituto para a Saúde Reprodutiva, Georgetown University, USA. É uma outra abordagem para interpretação dos sinais fisiológicos que são mais fáceis de se ensinar, aprender e usar.


Método dos Dias Fixos (Método do Colar)
Apropriado para mulheres com ciclo menstrual entre 26 e 32 dias. Os casais evitam relações entre o 8º e 19º dias do ciclo da mulher, se pretendem adiar a gravidez.


Método PERSONA & CLEARPLAN

Abordagens tecnológicas para o planejamento natural da família.

  • PERSONA para adiar gravidez
  • CLEARPLAN para conseguir.


Método Modelo Marquette

  • Desenvolvido pelo Institute for Natural Family Planning Services of Marquette University, Milwaukee, Wisconsin, USA.
  • Utiliza Clearplan Easy Fertility Monitor a informação a partir deste monitor é então utilizado em conjunto com as observações de muco cervical ou temperatura corporal basal para determinar com confiança os períodos férteis da mulher.


Método de Lactação e Amenorréia

O Método de Lactação e Amenorréia (MELA) é um método de planejamento natural da família para mulheres que estão amamentando. O espaçamento entre partos induzido pelo aleitamento materno tem sido praticado ao longo da história, são bem documentados os benefícios do aleitamento materno para a saúde da mãe e da criança.







Fonte: https://www.cenplafam.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASPECTOS JURÍDICO-CANÔNICOS DO MATRIMÔNIO

O matrimônio é uma instituição natural, um consórcio e uma comunhão de vida, elevado por Cristo à dignidade de sacramento. Ele só acontece por uma livre decisão e adesão mútua, por meio de um pacto de amor que, legalmente, chamamos de contrato. 1. Conteúdos essenciais do matrimônio, suas finalidades, direitos e deveres Para que realmente tenha validade, o matrimônio precisa se realizar por meio de um livre e absoluto consentimento mútuo. É também um consentimento jurídico e qualificado, um contrato pois deve estar de acordo com as leis vigentes. O consentimento de ambos os cônjuges lhe confere um caráter sacramental, pois para o cristão ele significa mais do que uma celebração pública ou meramente social. É um compromisso de amor e vida, celebrado diante de Deus e da comunidade. Entre dois batizados, não há matrimônio válido que não seja ao mesmo tempo sacramento. Daí se deduz o significado essencial do matrimônio, que é uma vocação, selada por uma aliança de amor conjugal, onde os

14º Curso de noivos: Abril de 2013

Parabéns, NOIVOS !!! Nós da equipe do Encontro de Preparação Para o Matrimônio, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, agradecemos pela presença de todos vocês. Que este momento fique guardado em nossas mentes e corações. Mantenham a decisão de casarem-se todos os dias, pois este é o momento da união não somente de vocês mas com Deus que estará sempre do lado e junto do casal a todo momento. Deus, abençoe a todos e suas famílias. André Barbosa da Silva e Luciane de Moura Silva Leandro Francisco Pereira e Kelly Cristina B. Gonçalves Luciano Ongaro e Daniela Ary Marcos Agripino da Silva e Luciana Paula de Deus Marcos Antônio Figuerôa e Daniela Barone Marcos José da Silva e Edilane de Sousa Silva Relton Rodrigues da Silva e Juliana Nicoleta dos Santos Ricardo Brandão Evangelista e Cristina de Barros Fogaça Ricardo Salati da Silva e Isabel Cristina de Paula Braga Rodrigo Ramanzini e Nathalie de Almeida Leite Ronaldo Cavalcanti Leal Diniz e

11º Curso de noivos - Outubro de 2012

Mais um trabalho recompensado! Agradecemos a todos os noivos, pois sem vocês não estaríamos reunidos neste sábado maravilhoso. Este momento é uma forma de estarmos fazendo o que gostamos com quem gostamos. Assim também fazendo mais amizades, conhecendo gente nova e de várias localidades. A Equipe do Curso de Noivos Loreto (Encontro de preparação para o matrimônio), Jurandir e Norminei (Lalá), Diácono Mário e Fátima, Alvino, Giba e Terezinha, Maria, Isaac e Christiane, parabenizam à você que toma esta decisão de fidelidade e responsabilidade com Cristo. Que DEUS abençoe a todos!!!! 1. Michael Telles Serafini e Ana Carolina Camargo 2. Eduardo Laterza Wingerter e Sabrina Gonçalves do Prado 3. Ulisses José Covre Beltrame da Silva e Mônica Vieira Soares 4. Emerson Jose Vicente e Karina Aparecida Teixeira Leite 5. David Ricardo de Jesus Pereira Menino e Juliana Cristina Dias 6. Reginaldo Ribeiro Machado e Neide Maria Diniz 7. Fabio Rodrigues Nunes e Egina